Institucional

APRESENTAÇÃO

Para Todos os eventos um único lugar! Este é termo que define bem o Centro de Eventos FIERGS, um local que atende aos mais variados tipos de eventos de todos os portes e tamanhos. Com estrutura e qualidade a disposição do cliente, o Centro de Eventos FIERGS é uma referência no âmbito do Turismo de Negócios no Estado e no país.

Em números, a estrutura apresenta um total de 37 mil m² de área divididos entre mais de 35 salas moduláveis que recebem de 10 a 750 pessoas, pavilhão com mais de 14 mil m², um Teatro com mais de 1.750 lugares e por fim, uma área externa que pode ser utilizada com estacionamento para aproximadamente 3.100 vagas ou ainda para shows Outdoors.

O Centro de Eventos FIERGS conta ainda com uma posição geográfica atrativa. Situado a 12 km do Aeroporto Internacional Salgado Filho e a 15 km do centro de Porto Alegre, cidade esta considerada como ponto estratégico do Mercosul, em relação as capitais sul-americanas, se posiciona próximo a grandes centros urbanos como Buenos Aires, Montevidéo e Santiago Já em relação as capitais nacionais, fica a cerca de 1h30 de avião das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Além da localização privilegiada, o Centro de Eventos FIERGS, está apto para receber todos os tipos e formatos de eventos como: congressos, eventos corporativos, feiras, espetáculos e shows, de pequeno, médio e grande porte.

Qual o seu evento? Centro de Eventos FIERGS, para todos os eventos, um único lugar!

Filiações

Para que o Centro de Eventos FIERGS mantenha-se na vanguarda, é preciso estar sempre atualizado e conectado com as tendências do setor que atua. Através das filiações com as entidades de classe, o Centro de Eventos FIERGS trabalha de forma proativa com todas estas entidades. Veja abaixo quais são elas:

  • ABRACCEF

    A ABRACCEF − Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras − é a entidade que reúne os principais centros de convenções e de exposições do Brasil, e que, no desempenho de suas funções, vem demonstrando a potencialidade brasileira como atrativo destino para a realização de eventos, enfatizando sua importância para o desenvolvimento de negócios e para o permanente aprimoramento do setor.

  • ICCA

    A ICCA - International Congress & Convention Association (Associação Internacional de Congressos e Convenções) congrega os principais especialistas mundiais envolvidos na cadeia produtiva do turismo de negócios, reunindo agências de turismo, CONVENTIONS BUREAUX, empresas organizadoras de eventos, hotéis, companhias aéreas e centros de convenções e exposições. Possui mais de 850 empresas associadas, de mais de 80 países.

  • EMBRATUR − Empresa Brasileira de Turismo

    Brasil: a combinação perfeita entre negócios e lazer!
    O Brasil vem ganhando destaque internacional no ramo do turismo de negócios e viagens de incentivo, promovidas por grandes empresas de todo o mundo. Tem sido um dos destinos mais escolhidos para sediar feiras, congressos, convenções ou exposições de todos os tipos. É fácil entender o motivo disso: além de possuir estrutura adequada para abrigar eventos, o País ainda pode oferecer as mais variadas opções de lazer cultural, natural e artístico, unindo o útil ao agradável.

  • Porto Alegre Convetion & Visitors Bureau

    O POAC&VB tem por missão promover o desenvolvimento econômico, social, artístico-cultural, científico e tecnológico do Rio Grande do Sul, com prioridade para Porto Alegre e Região Metropolitana, através de estratégias planejadas e permanentes de Marketing e Relações Públicas na captação, geração e apoio a eventos, buscando aumentar o fluxo de turistas e aprimorar a infraestrutura e serviços turísticos.

Perguntas frequentes

Esta seção reúne as perguntas mais frequentes realizadas pelos usuários e clientes do Centro de Eventos FIERGS. Algumas respostas podem dirimir suas dúvidas. Se persistirem, entre em contato conosco para esclarecê-las.

  • O Centro de Eventos FIERGS loca suas instalações para a realização de eventos e também promove projetos culturais específicos. Por essa razão, os ingressos são vendidos nos pontos de venda determinados pelas produtoras, que variam de um espetáculo para outro. Para saber mais, consulte as informações do espetáculo no link Agenda de Eventos e verifique onde comprar o seu ingresso.

  • Sim, as pessoas a partir de 60 anos de idade têm esse benefício garantido pela Lei 10.741 (Estatuto do Idoso), Capítulo V − Da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Art. 23: "A participação dos idosos em atividades culturais e de lazer será proporcionada mediante descontos de pelo menos 50% (cinqüenta por cento) nos ingressos para eventos artísticos, culturais e de lazer, bem como acesso preferencial aos respectivos locais." Para conhecer na íntegra a Lei n° 10.741, de 10 de outubro de 2003, acesse a Casa Civil.

  • Em alguns casos. Conheça o que diz a Lei nº 9.989, de 5 de junho de 2006: "Art. 1º Fica assegurado aos estudantes matriculados em estabelecimentos de ensino regular, públicos ou privados, devidamente autorizados, e aos jovens com até 15 (quinze) anos o pagamento de meia-entrada do valor efetivamente cobrado para o ingresso em atividades culturais e esportivas, tais como espetáculos cinematográficos, teatrais, musicais, circenses, jogos esportivos e similares no Município de Porto Alegre, na conformidade desta Lei. Parágrafo único. Excetua-se do disposto neste artigo: I − os espetáculos cinematográficos que ocorrerem aos sábados e domingos, dias em que será concedido desconto de 10% (dez por cento) sobre o valor efetivamente cobrado; II − os espetáculos teatrais, musicais e de dança em que estejam programadas, no máximo, 02 (duas) apresentações do mesmo espetáculo; III − os espetáculos teatrais, musicais e de dança que ocorrerem às sextas-feiras, aos sábados ou aos domingos, dias em que será concedido desconto de 10% (dez por cento) sobre o valor efetivamente cobrado;(...) Art. 2º Esta Lei não será aplicável na hipótese dos ingressos serem oferecidos com descontos em percentual igual ou superior a 50% (cinqüenta por cento) de seu valor normal. Parágrafo único. Na hipótese de serem oferecidos descontos em percentual inferior a 50% (cinqüenta por cento), aplica-se o benefício desta Lei em complementação do desconto oferecido até totalizar 50% (cinqüenta por cento) do seu valor normal. (...)" Para conhecer na íntegra a Lei n° 9.989, de 5 de junho de 2006, acesse o Diário Oficial de Porto Alegre na área de links.

  • Por motivos de segurança e em atendimento ao preceituado pelas Leis Complementares nº 12/1975 e nº 226/1990 (Código de Posturas do Município de Porto Alegre). Para conhecê-las na íntegra, acesse a Câmara Municipal de Porto Alegre na área de links

  • É importante tomar cuidado para evitar que isso aconteça. O Centro de Eventos FIERGS, assim como qualquer estabelecimento público, não se responsabiliza por perdas ou extravios em suas dependências. Após a realização dos eventos, é realizada vistoria, e eventuais objetos encontrados são entregues à administração que mantém sua guarda pelo prazo de 7 (sete) dias. Após esse período, são descartados ou doados aos Bancos Sociais. Documentos são encaminhados à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

  • A liberação para a queima de fogos de artifício, ou revoada de balões, em espaços abertos, só se dará após apresentação da seguinte documentação: autorização especial da Divisão de Armas, Munições e Explosivos (DAME), telefone 51-3288-2174, Serviço de Fiscalização da Polícia Civil. Certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, telefone 51-3288-3183, Operações e Defesa Civil. Pelo fato da localização do Centro de Eventos FIERGS ser rota de aviões, se faz indispensável documento comprobatório de comunicação ao Departamento de Aeronáutica, telefone 51-3371-3539, no turno tarde, ou 51-3371.4011, telefone geral. Não é permitido queima de fogos de artifício em espaços fechados.

  • Sim, inclusive no Pavilhão. O Ministério da Saúde faz recomendações acerca da temperatura ambiente, conforme segue: "A faixa recomendável de operação das temperaturas, nas condições internas para verão, deverá variar de 23ºC a 26ºC, com exceção de ambientes de arte que deverão operar entre 21ºC e 23ºC. A faixa máxima de operação deverá variar de 26,5ºC a 27ºC, com exceção das áreas de acesso que poderão operar até 28ºC. A seleção da faixa depende da finalidade e do local da instalação. Para condições internas para inverno, a faixa recomendável de operação deverá variar de 20ºC a 22ºC." (Resolução nº 176, de 24 de outubro de 2000) Para conhecer na íntegra Resolução nº 176, de 24 de outubro de 2000, acesse o Ministério da Saúde na área de links.

  • Acesse o link como chegar deste site. Você vai encontrar mapas e informações sobre transporte coletivo e seletivo.

  • O Centro de Eventos FIERGS loca suas instalações para a realização de eventos e também promove projetos culturais específicos. Por essa razão, os ingressos são vendidos nos pontos de venda determinados pelas produtoras, que variam de um espetáculo para outro. Para saber mais, consulte as informações do espetáculo no link Agenda de Eventos e verifique onde comprar o seu ingresso.

  • Nas áreas fechadas, a Lei Federal Lei n° 9.294, de 15 de julho de 1996 (Lei Murad), proíbe. "Art. 2° É proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígero, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo, privado ou público, salvo em área destinada exclusivamente a esse fim, devidamente isolada e com arejamento conveniente."